terça-feira, 15 de julho de 2008

2º dia de atividade - Moldura para os desenhos especiais


Concentração total no exército da criatividade!
Hoje foi o dia da atividade com a TURMA e TURMONA. Havia uma incerteza no ar porque uma equipe da Coca Cola estava lá no clube, e não sabíamos se as crianças iriam querer saber de arte. Mas foi incrível, mais de 50 crianças optaram por participar da nossa atividade e se entregar aos deliciosos momentos da criação manual.

A proposta hoje era criar uma moldura, tipo um quadro, para colocar os desenhos mais especiais que a criança já fez. Mas não necessariamente precisa ser um desenho. Pode-se colocar uma colagem com fotos, algum recorte interessante ou mesmo deixar um recado para alguém.

O material usado é bem simples: papel ondulado colorido, tecedo xita, folha sulfite e cola. O papel ondulado colorido deve ser um pouco maior que uma folha sulfite A4 e servirá como a superfície do quadro. O tecido xita deve ser cortado em quatro pequenos triângulos e colados nas quatro extremidades do papel para servir como a aba para segurar a folha sulfite, lugar onde estará o desenho ou a calagem que se quer expôr.

Todas as crianças se empenharam muito e surpreenderam na qualidade de suas criações. Fico torcendo para que depois de realizarem essa bela moldura, possam pendurá-la em algum lugar da casa e manter uma exposição sempre atual de suas representações estéticas. Tomara que o desenho que a moldura expôe mude de tempos em tempos, como um quadro móvel da criatividade de cada criança.

Quinta feira me encontro mais uma vez com esses "artistinhas"!

















1º dia de atividade - Flores que nunca morrem!


Segunda feira, dia 14/07, 16h00. A TURMINHA chega com pique total ao quiosque. Enquanto todos se acomodavam, processo que leva um certo tempo, afinal são 86 crianças cheias de vida!, os monitores cantavam algumas musiquinhas e eu ia passando de mesa em mesa me apresentando e explicando a atividade que iríamos realizar. A maioria gostou da idéia: iríamos, através de colagens, criar um vasinho de flores de papel, as flores que nunca morrem.

Pouco a pouco, cada um foi elegendo seu modelo de flor preferido, combinando cores, colando aqui e ali e a criação tomou forma. Quando todos já tinham seu vasinho de flores prontos, detalhes personalizados de cada criança ia sem destacando, e, ao mesmo tempo, inspirando as outras crianças a dar um melhor acabamento.

O tempo vôou e alguns pais e mães já vinham buscar as crianças. Percebendo que o acabamento é uma das partes mais legais e criativas do processo, nosssos "artistas" não queriam ir embora antes de estarem plenamente orgulhosos de suas criações! Muitos pais tiverem que esperar alguns minutos.

No nosso "ateliê" algumas crianças faziam planos de onde colocariam sua arte; outras planejam presentear pessoas queridas. Independente do destino dessas obras, o mais importante é que o processo de criação foi muito leve e divertido. Todos perceberam como é fácil e prazeroso criar um presente para sí mesmo!

Fiquei bastante satisfeita e aguardo meu próximo encontro com a TURMINHA, quarta feira, numa atividade muito maluca!